Sepulcro, túmulo, sepultura, tumba, jazigo. Todos sinônimos que tem a função de lembrança, de memorial.

O monumento Padre Osvaldo Almeida é uma arte tumular contemporânea que se encontra no cemitério de Borrazópolis PR. Foi idealizado e realizado por Vera Lucia Simões e Luana de Almeida e o arquiteto Eduardo Faust foi responsável pelo criação.

“A morte nos dá acesso ao reino do espírito ela é a porta da vida. É a mudança de morada. O reino de Deus só dará frutos através da morte pessoal de cada um. A morte não é o fim, mas o lugar verdadeiro do nascimento da criação.”

A morte física é a extinção da vida, da existência, do tempo. Ela não se opõe a vida, mas ao nascimento. Por isso cada pessoa é chamada a viver sua própria morte. E como diz na segunda epístola de timóteo 2,11 “se com cristo morre, com ele viverá.”

Cristo assumindo a condição humana, realiza o plano salvífico de Deus, submetendo-se à morte para reconciliar toda humanidade. David Turoldo diz: Morrer é sentir quão forte é o abraço de Deus. 1Cor 3,22 O mundo, a vida, a morte, as coisas presentes e as futuras. Tudo é vosso, mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.

A Ouroboros – Simboliza ciclo infinito – O ser autofágico simboliza a comunidade que se alimenta (aprende) de seu próprio corpo (legado de cada indivíduo). A eterna consequência dos atos de cada Cristão.

A Salvação

O desenho circular no piso está inscrito no quadrado do formato total do jazigo. No interior deste círculo está o sepulcro, o local de quem já conheceu a salvação; fora dele estamos nós, aguardando nosso momento de experimentar esta passagem. O circulo foi desenhado de forma a simbolizar a ouroborus: a comunidade que se alimenta do legado do que ali descansa.

Importante entender um pouco da simbologia do número 7
7 dons do espírito santo
7 palavras de cristo na cruz
7 virtudes celestiais
7 pecados capitais
7 dores de nossa senhora
7 alegrias de nossa senhora

A morte tem uma estrutura trinitária: morrer só tem sentido se é um morrer em Cristo , em seu Espírito, para a comunhão com DeusPAI – FILHO – ESPÍRITO SANTO.

Pai e Filho

O número 3 simbolizando o Céu e o número 4 simbolizando o terreno.
A soma do Céu com a terra | 3 + 4 = 7

Os 7 monólitos fincados na terra apontam o céu (Pai). A Cruz em suas pontas evidenciam o momento em que o divino veio nos visitar. Cristo, o Filho que se fez carne e habitou entre nós.

Espírito Santo
O sepulcro foi desenhado na forma de uma pomba, tradicional símbolo da vinda do espírito santo, do pentecostes.

“Quem vive e crê em mim jamais morrerá” Jo 11,25

Eduardo Faust

______________________________

FICHA TÉCNICA
Realizadoras: Vera Lúcia Simões e Luana de Almeida
Autor arquitetura e simbologia: Arq Eduardo Faust
Execução e projeto estrutural: Alex Bosso, Antonio Garcia, Mario Fukuda, Oseias de Souza Criação e execução do Mosaico do rosto do Padre Osvaldo: Milscky Arte e Mosaicos